domingo, 20 de fevereiro de 2011

Semana da Bíblia

Semana Bíblia
Os gregos chamavam o papiro de BIBLOS, que com o passar do tempo, passou a significar livro. Um livro pequeno erqa chamado de BIBLION, e um conjunto deles, Bíblia. Assim a palavra Bíblia deriva da língua grega e significa livrinhos.
Ao longo da história muitos se empenharam na propagação da Bíblia Sagrada, dispondo de seu tempo, talentos e principalmente recursos. O mais antigo exemplar de um livro impresso foi feito na China, em 868, através de da xilografia, que é uma técnica para reproduzir textos e imagens a partir de blocos compactos de madeira gravados em relevo.
Séculos mais tarde, Johan Gutenberg, sem ter conhecimento do avanço que outros já haviam alcançado, inventou a primeira tipografia no mundo ocidental. Era formada basicamente pelo prelo, os tipos móveis e a tinta.
O sonho de Gutenberg era imprimir a Bíblia inteira, mas isso parecia impossível, porque uma Bíblia teria mais de mil páginas e eles gastavam duas semanas para imprimir uma única página. Seus sócios e auxiliares não criam que tal empreendimento fosse possível. Mas ele perseverou. De início fez as letras de madeira, mas elas, não agüentando muita pressão, logo se partiam.
Gutenberg passou oito anos preparando letras feitas de chumbo. Depois de muito trabalho e dedicação junto com uma equipe de 40 pessoas trabalhando por 3 anos, concluiu sua impressão por volta de 1456. Conhecida como a Bíblia das 42 linhas, era oito vezes mais barata do que um exemplar feito à mão. O material utilizado para a impressão foi o pergaminho e, somente para a impressão dos primeiros 30 exemplares, foram necessárias as peles de 5 mil cabras.
Cerca de 4 séculos depois, movidos por um forte apelo de Thomas Charles, líderes religiosos de toda parte se uniram para formar a primeira Sociedade Bíblica da história, a qual recebeu o nome de Sociedade Britânica e Estrangeira. Era o dia 7 de março de 1804. Com esta iniciativa os exemplares da Bíblia passaram a custar cada vez menos e publicados em mais línguas e dialetos. Atualmente há muitas outras Sociedades Bíblicas pelo mundo e de acordo com a enciclopédia eletrônica Wikipédia a Bíblia foi traduzida total ou parcialmente para 2454 línguas e dialetos das quase 6.500 existentes.
O segredo do baixo custo de um exemplar da Bíblia é justamente o fato de que as Sociedades Bíblicas são organizações sem fins lucrativos, sendo mantidas por indivíduos, instituições e igrejas.
Em nosso país há o dia da Bíblia, que é sempre o segundo domingo de Dezembro, quando as igrejas evangélicas promovem o estudo das Escrituras e angariam uma oferta especial que é destinada à Sociedade Bíblica Brasileira. A Igreja Adventista do Sétimo Dia faz o mesmo no sábado seguinte. É graças a esses generosos donativos que o preço de uma Bíblia é tão baixo.
Creio ser fundamental também destacar o trabalho feito pelos Gideões internacionais. Organização fundada em 1° de Julho de 1889 em Janesville, Wisconsin por Samuel E. Hill, John H. Nicholson, Willian J. Knights. Seu principal propósito é tornar conhecido o evangelho de Jesus Cristo em todo o mundo de modo que todos cheguem a conhecê-lo como salvador pessoal.
A semana da Bíblia é promovida por nossos colégios com a finalidade de expor aos nossos alunos o desenvolvimento do conhecimento da humanidade, que por sua vez, de uma forma ou de outra, sempre esteve entrelaçado com a Palavra de Deus. Gostaria de destacar aqui alguns dos motivos pelo qual a Bíblia merece nossa confiança:
·         A historicidade da narrativa bíblica é confirmada pela própria Arqueologia.
  • Sua Coerência interna (40 autores vivendo em épocas diferentes, em um intervalo de 1.600 anos) legitimada mediante a análise lingüística dos originais.
  •  Suas Profecias cumpridas com exatidão (profecias messiânicas; longos períodos históricos; etc.).
  • Preservação incontestável dos textos (ratificada pelos “Manuscritos do Mar Morto”).
  • Leis de higiene e saúde (princípios antecipados em mais de 3000 anos – Levítico 7: 22-27; 12; 13; 14; etc.).
  • Leis civis, éticas e morais (estabelecidas para Israel, no Antigo Testamento, e paradigmáticas até hoje).
A Bíblia, indiscutivelmente, é um livro que transforma vidas, tornando homens e mulheres mais semelhantes ao próprio Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você precisa ser membro para comentar!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.