segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

A cortesia nos relacionamentos


A cortesia nos relacionamentos


Amai-vos cordialmente uns aos outros, com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Romanos 12:10
         Há poucos dias li acerca de um fazendeiro chinês que estava cuidando de seu arrozal nos terraços de uma montanha com vista para o vale e para o mar. Um dia, ele viu o início de um tsunami – O mar retrocedeu, deixando uma larga porção da baía exposta, e ele sabia que a água voltaria com força, destruindo tudo no vale. Ele pensou em seus amigos que trabalhavam no vale e decidiu atear fogo a seu campo de arroz. Imediatamente, seus amigos subiram a montanha apagar o fogo e, assim, escaparam da morte na onda assassina, Como resultado desse espírito de ajuda mútua, a vida deles foi salva.  
Basicamente tudo na vida gira em torno de relacionamentos. Para evitarmos a deterioração dos relacionamentos, é necessário que não tentemos destruir aos outros. Dessa forma precisamos nos concentrar em edificar uns aos outros, e não em fofocas e em calúnias. A ênfase deve ser dada na edificação mútua, afinal de contas para que viéssemos a este mundo foi necessário que dois seres se relacionassem em um clima de amor e afeição, para sermos felizes precisamos de alguém ao nosso lado, e mesmo quando chegarmos ao fim de nossa vida será necessário que mãos amigas nos carreguem.
Depois de uma vida de grandes experiências, James C. Hunter disse: “Levei quase uma vida inteira para aprender esta grande verdade: Tudo na vida gira em torno dos relacionamentos – Com Deus, conosco, com os outros.”
Em sua carta aos crentes de Roma, o apóstolo Paulo procurava incentivá-los a ter um relacionamento de união, fundindo-se em bondade e cortesia mútuas. Há um convite claro para nós também neste verso, um convite para desenvolvermos o amor para com nossos semelhantes de tal maneira que não somente nos tratemos como irmãos e irmãs, mas que possamos preferir a honra dos outros à nossa. Não tenho dúvidas de que ao nos comportarmos dessa forma encontraremos muitas alegrias em nosso caminho.
Ao fazer o bem, ao tratar alguém com educação, sendo atencioso e até mesmo solidário, teceremos amizades que nos serão como uma fortaleza que protege a nossa alma. Tudo o que fizermos nesta vida será esquecido, entretanto, quando fazemos com que outros se sintam bem, isto ficará gravado em suas vidas.
         Nossas ações e palavras são como sementes jogadas em um solo fértil. Assim que são depositadas nele, crescem e produzem seus respectivos frutos. Que tipo de sementes você está lançando sobre o solo de sua vida? Lembre-se: “As pessoas se esquecerão do que você disse... as pessoas se esquecerão de seus feitos... mas as pessoas nunca se esquecerão de como você as fez se sentirem.” Alexandre Rangel.

Um comentário:

Você precisa ser membro para comentar!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.